“É um congresso muito importante uma vez que congrega a parte científica e as Associações de pessoas com diabetes”, começa por salientar o Dr. João Valente Nabais. Neste sentido, considera que “é um congresso único em todo o mundo”.
Questionado sobre a importância da realização de encontros como o IDF World Diabetes Congress 2022 em Portugal, o vice-presidente da federação realça que significa “colocar Lisboa e Portugal no circuito dos grandes congressos mundiais da diabetes”, afirma, acrescentando que é igualmente relevante do “ponto de vista político para colocar a diabetes na agenda” e ainda para “dinamizar a própria comunidade da diabetes em Portugal”.
Sobre os temas que serão discutidos ao longo dos quatro dias do congresso, o Dr. João Valente Nabais explica que existirão “cinco sessões em paralelo” onde serão discutidos temas como “ciência básica, educação e saúde”, refere, concluindo que “independentemente do tema de interesse o profissional dedicado à diabetes encontrará uma sala com um tema muito relevante”.