Atualidade
A utilização de inibidores da bomba de protões (IPP) melhora a sobrevivência global e sem progressão em doentes com doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistémica, segundo um estudo recente. Os investigadores concluíram ainda que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) não tem qualquer impacto na sobrevivência na esclerose sistémica, na doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistémica.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro afirmou que o Ministério se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) assegura que se uma unidade não conseguir responder outra o fará.
Um estudo conjunto da BebéVida, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, do i3S e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, mostrou o potencial impacto das células do cordão umbilical na progressão do cancro da próstata.
Mais de 260 profissionais de Saúde participam nas V Jornadas Regionais Temáticas de Infeciologia, que se realizam nos dias 23, 24 e 25 de março, no Sesimbra Hotel & Spa, em Sesimbra.
A Kyowa Kirin vai promover o simpósio com o tema “Hipofosfatemia ligada ao cromossoma X (XLH) e a sua abordagem multidisciplinar” no XIII Congresso Português de Osteoporose, promovido pela direção da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) que vai realizar-se entre os dias 23 e 26 março, no Centro de Congressos de Aveiro.
"Gestão da COVID-19: o que há de novo?" é o nome do webinar organizado pela News Farma que se realiza a 27 de março, às 19h00, tendo como objetivo reunir especialistas para abordar o atual contexto epidemiológico, após três anos da chegada do vírus a Portugal.
A 12.ª edição do Congresso da Associação Luso - Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (ALGEDM) já tem data e local definidos. O Hotel Crowne Plaza, no Porto, vai receber o evento de 3 a 4 de novembro.
O uso excessivo (três ou mais vezes por semana) do inalador de alívio para a asma pode ser um sinal de que a doença não está controlada, o que faz aumentar o risco de problemas cardiovasculares, depressão, agudizações graves ou até morte. Perceber quais os padrões de uso deste tipo de inalador entre os portugueses foi o objetivo de um estudo, que confirma “um uso frequente e excessivo” dos inaladores de alívio, bem como uma elevada taxa de asma mal controlada entre os utentes das farmácias comunitárias nacionais que utilizam este tipo de inalador.
O mais recente estudo “Uma revisão global da evidência que relacionam a saúde oral e as doenças sistémicas não transmissíveis”, publicado na Nature Communications pelo centro de investigação da Egas Moniz School of Health and Science, indica que uma saúde oral comprometida está diretamente relacionada com 23 doenças sistémicas e cinco tipos de cancro.
Mais de 40 % das mulheres com endometriose em Portugal demoram mais de dez anos a serem diagnosticadas devido à desvalorização dos sintomas, que impede que se controle atempadamente a doença, conclui um estudo.