Atualidade

Foi hoje aprovado, 9 de dezembro, pela Assembleia da República, em votação final global, pela terceira vez, o diploma sobre a despenalização da morte medicamente assistida, com votos da maioria da bancada do PS, IL, BE, deputados únicos do PAN e Livre e ainda seis parlamentares do PSD.

O cardiologista Prof. Doutor Fernando de Pádua, conhecido como “o médico do coração” e das lutas que encetou contra o tabagismo e o abuso do sal, morreu esta quinta-feira, 8 de dezembro, aos 95 anos.

O final do dia de 13 de dezembro vai ficar marcado pelo tema das enxaquecas com um webinar promovido pela Pfizer, com foco nos desafios e das mais recentes terapêuticas. Dirigido à comunidade médica, pode realizar já o seu registo na sessão, que decorrerá às 21h00.

Os números não são conclusivos, mas permitem perspetivar a ideia principal de que o decréscimo de novos casos de infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal se mantém desde o início deste século. Foram 1803 os novos casos diagnosticados entre 2020 e 2021, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal em 2022”, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS). A News Farma assistiu à apresentação do documento e conversou com três especialistas que analisaram os dados e as atividades desenvolvidas constadas no relatório.

A News Farma volta ao terreno na cobertura dos congressos internacionais de Oncologia, fazendo a ponte, via online, entre a mais recente investigação em cancro da mama apresentada no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) 2022 e quem nos acompanha. A reunião dedicada ao cancro da mama começou ontem, 6 de dezembro, e decorre até sábado, 10 de dezembro, no Texas.

No início do próximo ano, no dia 14 de janeiro de 2023, realiza-se a Reunião do Grupo de Estudo das Lipodistrofias da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). As inscrições são gratuitas neste encontro que toma lugar no Bessa Hotel Boavista, Porto.

Na procura de reduzir tempos de espera e melhorar os cuidados prestados, um estudo sobre a sustentabilidade do sistema de saúde, apresentado a 7 de dezembro, defende que é preciso melhorar a referenciação de doentes aos cuidados hospitalares.

A Merck promove, no próximo dia 28 de Janeiro, a 1.ª edição do Vibrant Talks on Oncology, Powered by EGFR. O evento decorrerá na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, entre as 09h00 e as 17h00.

Pela primeira vez em Portugal, é criado um programa para reconhecer o trabalho de instituições e profissionais de saúde que se dediquem ao diagnóstico, prevenção e tratamento holístico de doentes com feridas, através da atribuição de bolsas. Este evento científico “4i” foi criado pela Fundação Urgo e tem como parceiros oficiais a Universidade Europeia e a Ordem dos Enfermeiros.

O grupo Lusíadas Saúde apresentou esta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Centro de Endoscopia Digestiva no Hospital Lusíadas Porto. Com um investimento de 1,6 milhões de euros, o Centro traduz a aposta do Grupo na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias do aparelho digestivo.

Publicações